Todo-o-mundo, Philip Roth (Dom Quixote)

    Conheço mal a obra de Philip Roth. Todo-o-mundo não me desiludiu, lê-se num fôlego só, mas quando o fechamos sentimos um travo amargo por todo o corpo. O livro trata da decadência do corpo e da proximidade da morte. É uma história narrada na terceira pessoa - ele - que vai convivendo com perdas físicas irrecuperáveis a que se associam problemas, sobretudo do coração, que o obrigam a internamentos frequentes. A doença, a proximidade da morte causada quer pela sua doença, quer pela doença e morte de conhecidos, leva-o a recordar a sua infância, a família - pais e irmão - a morte dos pais, os seus três casamentos falhados, a relação difícil e culpada com os filhos do seu primeiro casamento e a ligação que mantém com a filha, única âncora afectiva da sua velhice.
    Todos estes elementos estão logo presentes na abertura do livro, que se inicia com o seu funeral.
   A dada altura, num funeral, encontramos este diálogo que sintetiza o livro e que nos persegue durante e após a sua leitura:

      - Sabe por que é que ela está nessa choradeira?
    - Acho que sei - sussurrou ele em resposta, pensando:"É porque isto é para ela o que é para toda a gente. É porque a intensidade mais perturbadora da vida é a morte. É porque a morte é tão injusta. É porque depois de uma pessoa ter saboreado a vida, a morte nem sequer parece natural. Eu tinha pensado - secretamente tinha a certeza disso - que a vida continuava para sempre."
    - Pois está enganado - disse o homem sem rodeios, como se lhe tivesse lido os pensamentos. É sempre assim. É assim há cinquenta anos - acrescentou com um franzir de cenho impiedoso. - É assim porque já não tem dezoito anos.

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)