Prémio Nobel da Literatura 2017

Prémio Nobel da Literatura 2017

Kazuo Ishiguro

autor, entre outros, de Os despojos do dia e Nunca me deixes


domingo, 29 de julho de 2012

E se Obama fosse africano? e outras interinvenções, Mia Couto (Caminho)

   Mais um livro do Mia Couto, desta feita uma compilação de intervenções com o curioso título de uma delas "e se Obama fosse africano?".
   Não direi o que aconteceria se Obama fosse africano, mas quer esta intervenção, que dá o nome ao livro, quer as outras, são reflexões atuais e espantosas sobre o mundo de hoje, particularmente centradas em África, Moçambique e os moçambicanos. Espantosa a crónica "Os sete sapatos sujos".
   E se de facto a maioria das crónicas nos fazem reflectir sobre a pobreza, a cultura, a língua, a violência contra as mulheres, outras, ou partes de outras, são absolutamente hilariantes, como "o sim do não".
Segundo o autor, em determinadas zonas rurais, perante uma questão que solicite uma resposta dicotómica sim/não, é sempre dito sim. E assim a resposta dada a um inquérito conduzido pela televisão moçambicana que perguntava "Sente que a sua vida está a melhorar?" um cidadão respondeu "Está a melhorar, sim senhor. Mas está a melhorar muito mal."
   Esta história é contada para falar da língua portuguesa em Moçambique. Intervenções aparentemente ligeiras e algumas vezes divertidas sobre assuntos sérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário