Mrs. Craddock, Somerset Maugham (Livros do Brasil)

Somerset Maugham @ Clube de Leituras
    Passo com frequência numa pequena livraria (alfarrabista?) na Calçada do Combro. Sentado, perto da porta, está um velhote. Presumo que seja o dono. Percebe-se logo que gosta e conhece os livros. É o meu santo das causas perdidas: sempre que procuro um livro e não consigo encontrar, passo por lá. Embora, em regra, não o tenha, dá-me pistas onde procurar.
    Na última vez que passei por lá, tinha uma pilha de livros de Somerset Maugham na mesinha ao pé da qual estava sentado. Não resisti e comecei a folheá-los. Perguntou-me logo se já tinha lido algum livro dele.
    Fez-me olhar para os discretos desenhos que ilustram a capa (e a sobrecapa) dos livros desta coleção (e daquela época, embora não encontre qualquer referência ao ano desta edição).
    Não resisti a Mrs. Craddock ,e ainda bem. Começa com um prefácio do próprio autor em que explica que o livro foi escrito no final do século XIX. Foi considerado muito ousado e depois de ter sido sucessivamente recusada a sua publicação, terminou por ser editado com vários cortes. Em 1937, foi editado na totalidade e revisto pelo autor.
    Mrs. Craddock é um livro sobre mulheres, o amor e o casamento. Ao mesmo tempo, o autor deixa-nos perceber a visão que tem da política e dos políticos, da vida no campo e na cidade, fornecendo-nos um mosaico preciso da época.
    As instituições e as relações entre as pessoas evoluem e alteram-se mas muito permanece. A paixão e posterior desilusão de Mrs. Craddock são muito actuais.

    Não posso deixar de referir que a capa é de Infante do Carmo.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)