O Gosto Proibido do Gengibre, Jamie Ford (Porto Editora)

    Passado na América Pós-Pearl Harbor, conta a história de amizade e amor entre um menino chinês e uma menina japonesa.
    Ambos nascidos na América e colegas na escola, vivem realidades muito diferentes. O pai de Henry é extremamente tradicional e quer que o filho termine os estudos na China, após a Guerra com o Japão. Acima de tudo, é um membro de elite da Chinatown de Seattle e o que mais almeja é a aniquilação de todos os japoneses.
    Keiko é americana de segunda geração e nem sabe falar japonês. Mas, como os demais japoneses, é enviada para os campos de trabalho, com a família, para desespero de Henry. Os pertences de muitas famílias japonesas ficam guardados na cave do Hotel Panama, situado na entrada da Japantown de Seattle, entretanto entaipado.
    Cerca de 40 anos depois do reencaminhamento dos Japoneses, Henry é confrontado com as coisas de Keiko, achados históricos na cave do Hotel que é reaberto, tendo novamente de reviver as suas memórias.
    Sendo uma história bastante bonita e com muito potencial, penso que poderia ter sido mais aprofundada. Falta alguma densidade aos eventos e aos personagens. A tradução também não é das melhores.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)