A Metamorfose, Franz Kafka (Público - Coleção Mil Folhas)



    Mais um livro que tive de ler por causa do curso on-line; há muito que me diziam para o ler, mas nunca me tinha apetecido, porque parecia-me que não era exatamente o estilo de livros que aprecio. O que confirmei.
    A Metamorfose é um livro que conta a história de Gregor Samsa, um homem que vive com os pais e a irmã mais nova e é o único que trabalha para poder pagar uma dívida que os pais contraíram. Acorda um dia e apercebe-se que se transformou num grande inseto e com isso fica impossibilitado de trabalhar e toda a dinâmica familiar se altera.
     Correndo o risco de criar polémica ou ofender alguém, ou mesmo que me digam simplesmente que é falta de maturidade, não gostei do livro. Talvez por não encontrar nele maneira de me associar com os personagens e as suas reações; talvez por ter determinada ideia do que é para mim a família e de não compreender grande parte das reações dos familiares do personagem principal. Nem mesmo as emoções dele. Não me identifiquei em nenhum aspeto, dentro ou fora da metáfora. Inclusivamente estava à espera de um livro mais duro; e também não achei.
    Penso que a tradução não ajudou. Não me parece que esteja muito boa.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)