Saltitar de livro em livro


     Acredito que existem momentos certos para ler determinados livros. Tem-me acontecido com alguma frequência passar algum tempo a arrastar-me na leitura de um livro, até acabar por o pôr de lado, ou saltitar de livro em livro ao fim de algumas páginas que não me prendem. Não gosto muito de criticar livros que não terminei de ler, precisamente porque acredito que alguns deles, se voltar a pegar-lhes daqui a uns tempos, até me vão interessar. Por vezes, por uma questão de (falta?) de maturidade, outras vezes porque ando mais virada para um estilo literário diferente; por precisar de um livro mais leve e não algo que mexa particularmente comigo, ou, pelo contrário, por precisar urgentemente de algo que mexa comigo e me agite os sentidos; seja qual for o motivo, há alturas em que demoro a prender-me a um livro. Estas situações são mais evidentes quando acabei de ler um livro excecionalmente bom, e geralmente terminam quando encontro o seguinte.
    O último livro que me apaixonou verdadeiramente foi, como sublinhei várias vezes, Nunca me deixes. E já lá vai um tempo. Hoje decidi fazer uma lista dos livros que, nos últimos tempos, me despertaram a atenção pelos resumos na contracapa e que folheei (entenda-se, li pelo menos 50 páginas de cada um) mas que não me agarraram:

   O Jardim, de Andrea Canobbio – extremamente bem escrito, começa por despertar atenção, mas depois a história não desenvolve e comecei a perder interesse.





   A história de Eneas, de Sebastian Barry – adorei o livro Escritos Secretos e gosto muito da escrita de Sebastian Barry; no entanto a história não me prendeu logo, em parte porque me apetecia algo de leitura mais fácil.








    O Sétimo Selo, de José Rodrigues dos Santos – a tal busca por um livro um pouco mais leve, e de leitura fácil; tem uma ou outra passagem bem conseguida, mas a história de fundo não cativou nem prendeu.









    Sobretudo os dois primeiros, pretendo voltar a tentar ler.
    Por agora já estou mais encaminhada com as leituras e farei as devidas críticas assim que puder.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)