Portugal, A Flor e a Foice; J. Rentes de Carvalho (Quetzal)

   
     Portugal A Flor e a Foice foi escrito entre abril de 1974 e outubro de 1975, em cima dos acontecimentos, mas com a distância inerente  ao facto do autor ser um "estrangeirado". Não se limita, no entanto, ao período da revolução, vai mais fundo, desfazendo a História de Portugal que aprendeu na escola e que, tantos anos volvidos, em certa medida, ainda consta dos nossos compêndios. E que provavelmente não será um exclusivo português. Aliás, J. Rentes de Carvalho reconhece-o quando escreve "Hoje como ontem, os cronistas purgam a realidade, enfeitam-na com guirlandas de boas intenções e ideais, ao mesmo tempo que os fotógrafos das cortes e das presidências se põem de cócoras em busca do ângulo mais favorável".
    Devo confessar que me diverti a ler estas passagens, que desconhecia ou de que me esquecera, sobre a nossa história e heróis a que não escapou a descrição de D. Sebastião com "o lado direito maior que o esquerdo e o pé com um dedo a mais" ou do convento de Odivelas onde as freiras esperavam o rei D. João V e onde "os lençóis eram perfumados de incenso antes da cópula, e os penicos de prata tinham, por asas, grupos de serafins em oração."
    Mas é na parte da história recente que o livro mais me surpreendeu, quer quanto a factos, quer, nalgumas situações, quanto à leitura que deles faz, designadamente quando se refere aos escritores portugueses desse período que diz que, regra geral, preferiram não se mexer. 
    Mas gostei muito deste regresso a este passado ainda tão presente e tão bem documentado e a que a distância do autor, porventura,  permitiu a intemporalidade. Não resisto a acabar com as mesmas palavras com que o autor encerra o livro:
    "Porém, para resguardo, e porque a liberdade e a esperança de momento são recentes e frágeis, dá vontade de lhes pôr ao lado o letreiro que às vezes se encontra nos jardins: É favor não pisar. Semeado de fresco."   

***

     

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)