O Que Entra nos Livros, António Manuel Venda (Ambar)

                                        

   Gosto de ler livros sobre livros, pelo que não resisti a este. O que será que entra nos livros ou pelo menos nos livros do António Manuel Venda de quem nunca tinha lido nada antes?
    Confesso que foi uma deceção. A primeira parte cria algum suspense que é, parece-me, arrastado até ao limite. O narrador é contactado pelo dono de uma livraria em Évora que tem urgência em falar com ele. A história que lhe conta e de que guarda provas é a seguinte: um mágico velhinho, fugido de um livro dele, entra em livros de outros autores, substituindo diversas personagens. Sai de um e entra noutro, tudo em livros que estão referenciados no final. Cada capítulo inicia-se com um excerto onde a personagem é substituída pela referência ao mágico velhinho.
    Caso se tratasse de um conto poderia ter a sua graça, imaginar uma personagem - o mágico velhinho - a usurpar o lugar de outras, sem que nos fosse dada qualquer razão para tal, até que o livreiro decide queimar o livro no qual ele está. Ou se através do percurso do mágico velhinho fossemos contactando e conhecendo os livros alterados, que percebemos entretanto que são de autores preferidos do António Manuel Venda, também poderia ser interessante. Mas não é nem uma coisa nem outra. É uma novela, não havendo qualquer explicação para esta circulação do mágico velhinho por aqueles livros, nem detalhes sobre os mesmos ou as suas personagens. Ainda esperei perceber no final que o mágico velhinho era a soma daquelas personagens ou era idêntico a todas as outras personagens que aparecem noutros livros. Mas não. Afinal o que entrava nos livros era apenas o mágico velhinho.
   

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)