Os três casamentos de Camilla S., Rosa Lobato de Faria (Edições ASA)

   Estreei-me só agora na leitura da Rosa Lobato Faria com este livro editado em 1997 que é, de acordo com a nota de edição, o seu terceiro romance. É uma leitura fresca que atravessa o século XX pela voz de uma mulher.

   EDITADO A 02/02/2010 - Por ocasião da morte da Rosa Lobato Faria - excerto do livro "Os três casamentos de Camilla S.":

   Escrevo cada vez mais devagar, porque fico horas e horas absorta, a pensar tanto na vida como na morte. São partes do mesmo todo, julgo mesmo que a morte é uma espécie de recompensa pela missão cumprida, é espantoso como, à medida que envelhecemos, nos são dados os mecanismos de aceitação desse acontecimento inevitável. Não só nos conformamos, isso seria pouco, como nos damos conta de que começamos a amar a própria morte, a considerá-la bem-vinda e sobretudo a considerá-la boa e natural.
Passamos a imaginar que, seja o que for que encontremos do lado de lá, será agradável,repousante, pacífico.
(...)
   E mesmo que a minha alma, em cuja imortalidade eu acredito, não guarde memória do que fui em vida, levará a marca da minha humanidade pelos tempos dos tempos.

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)