Uma noite em Lisboa, Erich Maria Remarque (Edições Saída de Emergência)

Erich Maria Remarque  @ Clube de Leituras   Confesso que para além do autor, foi o título da obra, a menção a Lisboa,  que me atraiu e suscitou curiosidade.
    Lisboa, que serve de cenário a esta história, é sobretudo vista como um lugar de passagem, mas, em plena segunda guerra mundial, pelo contraste que oferece relativamente aos restantes países europeus, tem um toque encantatório:
   «Embora estivesse em Lisboa há já uma semana, ainda não me habituara à sua iluminação exuberante. (...) Contornámos a Praça do Comércio com o seu aspeto teatral e, passado algum tempo, chegámos a um labirinto de vielas e escadarias inclinadas (...) Cheirava a peixe, alho, flores, sol morto e sono. De um lado, sob a Lua nascente, o Castelo de São Jorge sobressaía na noite, e o luar descia em cascata pelos degraus. Voltei-me e olhei para o porto lá em baixo. Ali estendia-se o rio, e o rio era sinónimo de liberdade e vida; corria para o oceano, e o oceano queria dizer América (...)  De dia Lisboa tem uma qualidade ingénua e teatral que encanta e cativa, mas à noite é uma cidade de conto de fadas, descendo em terraços iluminados até ao mar, como uma senhora de vestes festivas a ir ao encontro do seu misterioso amante.»
    E é justamente no cais, junto de um navio que ia partir para a América, que dois homens, refugiados, se encontram. Um dos homens aborda o outro e diz-lhe que tem dois bilhetes para aquele navio e que lhos oferece. Apenas lhe impõe uma condição: não quer passar a noite sozinho. Em troca dos bilhetes terá de lhe fazer companhia até ao amanhecer. O outro aceita e primeiro vão para o terraço de um restaurante e depois circulam por diversos espaços noturnos, enquanto o primeiro, Schwarz, que usava o nome que constava do passaporte que também lhe tinha sido oferecido por outro refugiado, lhe conta a sua história de amor. E é uma belíssima história de amor, sem cedências a lugares comuns.
    Mas o que mais ressalta na história que é contada é a extraordinária capacidade de resistência e solidariedade humana, materializada na repetida oferta do passaporte que, sendo um ato de generosidade, mantém, de alguma forma, vivas as pessoas que o utilizaram anteriormente: 
    «Por estranho que possa parecer, comecei a interessar-me por pintura, arte que até então nunca tivera significado para mim - pareceu-me que foi algo que herdei do há muito falecido Schwarz original. Lembrava-me muitas vezes do outro Schwarz, que talvez ainda estivesse vivo, e os dois fundiram-se no meu espírito, transformados num fantasma indistinto, cuja presença eu por vezes pressentia.»
    E a questão da memória e da permanência terminam por ser centrais nesta história: 
    «Entre um homem e a imagem que  o espelho lhe reflete, qual dos dois será real? O ser humano ainda vivo, ou a memória que dele fica, a imagem que o luto lhe confere? (...) Será possível que ela (a mulher) nunca antes tenha sido absolutamente minha e que apenas pela alquimia sinistra da morte tenha passado a pertencer-me?»
    Um livro extraordinário.

Comentários

  1. Sem dúvida um livro extraordinário, Erich Maria Remarque sempre foi banalizado pelos portugueses e é pena. Vale a pena ler este autor. Que dizer, por exemplo, de "A Oeste Nada de Novo"?!...

    ResponderEliminar
  2. armandopsousa@hotmail.com
    Desisto de comentar o vosso blog. Sejam felizes.
    Aceitem os meus cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)