Tudo é Possível, Elizabeth Strout (Alfaguara)

Elizabeth Strout @ Clube de Leituras
    Foi com satisfação que, pouco depois de ler O Meu Nome é Lucy Barton, fiquei a saber que seria publicado um segundo livro. Quando terminei de ler o primeiro livro, senti-me perdida, porque queria continuar ali, naquele mundo de Lucy e da mãe e conhecer mais sobre elas e sobre as personagens sobre as quais falavam, evitando falar de si mesmas.
    Este segundo livro, Tudo é Possível, explora precisamente isso: cada capítulo é como se fosse um conto individual, seguindo uma personagem em específico de entre aqueles que, num momento ou noutro, passaram pela vida de Lucy. Entretanto, além de Lucy, existe sempre alguma ligação entre as histórias, porque as personagens se conhecem ou cruzam de alguma forma, o que é interessante. Tive, portanto, parte do meu desejo satisfeito. Pude conhecer melhor estas personagens, aparentemente aleatórias nas aventuras que a mãe de Lucy lhe ia contando.

    «Ouve! A mãe de Lucy Barton era horrível com ela, e o pai... oh, meu Deus, o pai dela... Mas a Lucy gostava deles, gostava da mãe e a mãe gostava dela! Somos todos uma trapalhada, Angelina, tentamos fazer o melhor que podemos, amamos de um modo imperfeito, Angelina, mas não faz mal.»

    Já quanto a conhecer melhor Lucy e a sua história, a sua infância e percurso até à vida adulta, pouco é desvendado. Nesse aspeto, confesso que fiquei um pouco desiludida.
   É um livro que se lê bem, sem ser tão brando como o primeiro. Pelo contrário, tem passagens bastante duras. Mas é um livro bonito. Um livro sobre a vida e tudo o que pode surgir-nos no caminho e como aprendemos a gerir as amarguras e deceções, mas também as alegrias. Como vivemos.

    «Digam o que disserem, nunca nos habituamos à dor. Mas, agora, pela primeira vez, ocorria-lhe - seria mesmo a primeira vez que lhe ocorria? - que havia algo muito mais aterrador: pessoas que já não sentiam dor alguma. Já o tinha visto noutros homens - a desolação dos seus olhos, a ausência que os definia.»

    Aconselho a leitura!

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)