Isto e mais isto e mais isto, Luísa Costa Gomes (Editorial Notícias)

Luísa Costa Gomes @ Clube de Leituras
    Leio regularmente crónicas, de diferentes autores e assuntos. Desde as crónicas escritas do António Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira, Miguel Esteves Cardoso, António Guerreiro, às crónicas radiofónicas do Júlio Machado Vaz, apenas para citar alguns.  São, em regra, pequenas jóias literárias, curtas, muitas vezes sobre temas da atualidade. Dão para ler enquanto bebemos um café ou interrompemos a leitura de um livro. Ou mesmo no tempo de uma viagem de comboio. Gosto de crónicas, mesmo sabendo que alguns dos que as escrevem desdenham de quem as lê, por serem o que são, uma leitura simples e rápida.
    Mas gostando de crónicas, nunca comprei ou li um livro de crónicas. Sempre achei que seria um exercício fastidioso ler de seguida cinquenta ou mais crónicas do mesmo autor, que foram escritas e publicadas ao longo do tempo, algumas  sobre os mesmos temas. Curiosamente, numa nota da editora sobre o livro é dito que os livros de crónicas têm vindo a ter enorme sucesso no nosso panorama editorial.
   Apesar disso, em virtude da disciplina Artes da crónica que frequento, decidi-me a requisitar na Biblioteca Municipal de Oeiras este livro da Luísa Costa Gomes que reúne crónicas que ao longo de dois anos (1998-1999) escreveu nos jornais, primeiro para o "Público", depois para o "Independente". Algumas tinha-as lido quando foram publicadas, recordo-me bem. Outras li-as agora pela primeira vez. Curiosamente acho que, sendo todas crónicas irrepreensíveis do ponto de vista literário, nem todas sobreviveram ao tempo. Assuntos como a EXPO, Seinfeld ou as vacas loucas fazem já parte da história. A geração que tem tantos anos quanto as crónicas provavelmente não perceberá estas e outras questões que são aqui tratadas. Mas para quem conta mais idade, ler estas crónicas é como ler cartas que recebemos há alguns anos e rememorar através delas acontecimentos que nos marcaram ou de que pelo menos nos recordamos. E todas com um toque de humor.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)