Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling (Editorial Presença)


J. K. Rowling @ Clube de Leituras    Natal é sinónimo de magia; magia é sinónimo de Harry Potter. E o Natal já não é Natal sem voltar a ver os filmes que fizeram toda uma geração sonhar. Mas, como boa livrólica que sou, e fã - muito fã - desse universo maravilhoso criado por J. K. Rowling, não consigo ver os filmes sem querer saber tudo o que ficou por contar e que posso encontrar nos livros.
Por isso, neste início de ano, depois voltar a ver o primeiro filme da saga, lá dei por mim agarrada ao livro - que, como antigamente, li num suspiro.
   Serão poucas as pessoas que não sabem quem é Harry Potter; ainda assim, não vou deixar de fazer uma recensão há muito devida - não fosse já ter perdido a conta às releituras.
    Harry Potter vive com os tios e o primo, numa existência absolutamente infeliz, desde que, com um ano, os seus pais foram mortos por Voldemort, o mais terrível feiticeiro negro que a comunidade conheceu. Harry sobreviveu, sem se saber como, apenas com uma cicatriz em forma de raio e, com isso, levou ao desaparecimento de Voldemort. Os tios de Harry não são feiticeiro e abominam tudo o que esteja relacionado com essa «anormalidade» que tentam a todo o custo esconder e abafar em Harry. 
    Então, perto do seu 11.º aniversário, Harry recebe a primeira carta da sua vida:

    «Sr. H. Potter
     Despensa debaixo das escadas
    Privet Drive, N.º 4
    Little Whinging
    Surrey»

     E tudo o que sempre conheceu se transforma. Descobre que é feiticeiro, vai para Hogwarts estudar Magia e Feitiçaria e conhece os seus amigos de aventuras, Ron Weasley e Hermione Granger. Com Harry, também os leitores vão conhecendo as delícias desse mundo mágico, tão bem construído que é impossível não nos sentirmos lá, com eles, também.
    Mas o perigo não desapareceu e Harry e os amigos veem-se cada vez mais envolvidos em assuntos muito para lá da sua idade, acabando por colocar as suas próprias vidas em risco.
    Num romance onde nada é o que parece, onde os segredos se escondem atrás de cada porta, e tudo acontece a uma velocidade vertiginosa é difícil pousar o livro (mesmo já conhecendo a história). À medida que vamos desvendando os mistérios, vamos conhecendo mais sobre o mundo dos feiticeiros e sobre a história do próprio Harry. E, claro, os ensinamentos sábios de Dumbledore:

    «Sabes, Harry, a pedra não era uma coisa tão boa como parecia à primeira vista. Toda a vida e dinheiro que possa querer-se!!! As duas coisas que a maior parte dos seres humanos escolheria acima de tudo... o problema é que os seres humanos têm tendência para escolher sempre o que é pior para eles.»

    ou a famosa

    «Não se resolve nada a divagar em sonhos quando nos esquecemos de viver.»

Para miúdos e graúdos - uma leitura obrigatória para todos os que gostam de sonhar.

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)