Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, J. K. Rowling (Editorial Presença)

Harry Potter e o Priseioneiro de Azkaban, o terceiro livro da saga Harry Potter é revisto e comentado no blogue Clube de Leituras. Em Portugal, o livro é editado pela Editorial Presença    O terceiro livro da saga Harry Potter foi sempre o meu favorito. É o livro onde se descobre um pouco mais sobre a família de Harry, particularmente dos tempos do pai dele em Hogwarts e dos acontecimentos que acabaram por levar à sua morte e da mulher. Mas, mas do que isso, é um livro que dá umas quantas reviravoltas - e eu sempre me perdi por reviravoltas!
    Quando o livro começa ainda estamos nas férias de verão e Harry tem a infelicidade de ter de aturar a irmã do tio Vernon durante uma semana. A tia Marge gosta tanto de Harry como ele dela e as coisas não podiam terminar da pior forma, com Harry a perder o controlo e a insuflar a senhora, fugindo de seguida, absolutamente convicto de que com esta segunda infração será expulso de Hogwarts. Para piorar a situação, há um assassino à solta e Harry começa a ser como que perseguido por um enorme cão preto que vem a descobrir tratar-se do pior dos presságios de morte.
    Para seu alívio, acaba por perceber que a perda de controlo foi considerada um dano menor e que vai efetivamente voltar para a escola com os amigos. Mas o alívio é momentâneo. O assassino fugido é, afinal, um temível feiticeiro, seguidor de Voldemort, que fugiu de Azkaban para procurar Harry; e, por conta dessa fuga, Hogwarts passa a estar rodeada pela criaturas mais hediondas que Harry alguma vez defrontou: os Dementors.

    «Era como se a água gelada lhe subisse no peito, encharcando-lhe as vísceras. E foi então que a ouviu de novo. Uma voz que gritava dentro da sua cabeça, uma voz de mulher.
    - Não, o Harry não, por favor, o Harry não!
    - Afasta-te, sua palerma, afasta-te...
    - Não, o Harry não, por favor, prefiro ser eu a morrer...
    O cérebro de Harry estava entorpecido, girando numa neblina branca... que estava ele a fazer? Porque voava? Era preciso ajudá-la... Ela ia morrer... ia ser assassinada...
    E ele caía, caía por entre a neblina gélida.
    - O Harry não, por favor... tenha piedade....
    Uma voz estridente ria-se enquanto a mulher gritava e foi tudo o que Harry soube.»

   Desta vez (não sei quantas vezes já li este livro) não me senti tão agarrada, pelo menos até chegar às últimas 10 páginas, que é quando começam a desvendar-se os segredos. Isto porque, ao contrário do que acontece com os dois primeiros livros, este tem um enredo mais calmo, mais contido no que toca a aventuras. E, no entanto, é um livro essencial para a compreensão de toda a história, porque já não se trata apenas de conhecer mais um pouco do mundo mágico, mas sim começar a entrar nas malhas do enredo alargado dos sete livros. Aliás, sem os eventos do final deste terceiro livro, não poderia haver a continuidade.
    Já não há nada a fazer... agora tenho de ler a saga até ao fim!

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)