Genética para Todos - de Mendel à Revolução Genómica do Século XXI: a prática, a ética, as leis e a sociedade; Heloísa G. Santos, André Dias Pereira (Gradiva)

Opinião do livro Genética para todos e dos perigos da revolução genómica sem o devido apoio legal
   No passado dia 15 de fevereiro a Gradiva lançou o livro Genética para Todos - de Mendel à Revolução Genómica do Século XXI: a prática, a ética, as leis e a sociedade, numa sessão seguida de debate que contou a presença dos autores e intervenções de Professor Doutor Carlos Ribeiro e Doutor Alexandre Lourenço.
    Dada a minha formação e particular interesse no tema, este livro despertou desde cedo a minha atenção e foi um prazer para mim assistir à sessão-debate e voltar a ouvir termos familiares sob um prisma não meramente científico mas de conotação ética.
    O livro, um pequeno livro, escrito com o objetivo elucidar a comunidade leiga quanto aos avanços na área da genética e os potenciais riscos que estes podem vir trazer sem o devido controlo - tanto a nível legal como com o devido e correto acesso à informação disponível.
   Não se trata, portanto, de um livro sobre Genética explicada de forma acessível - como eu depreendi pelo título -, mas sim de um conjunto de considerações do foro (bio)ético, tanto na sua perspetiva mais científica, como de um prisma legal, e aí, sim, uma tentativa de expor ao público todas as considerações que se tecem e teceram em torno deste tema que a todos atinge.
    Ainda assim, é um livro que requer algum aprofundamento, pela especificidade técnica nos dois ramos que apresenta. Como conhecedora da área, fiz, por vezes, o exercício de me abstrair dos meus conhecimentos de base e tentar perceber a primeira parte do texto (científica, por Heloísa G. Santos) e confesso que percebi alguma dificuldade com algumas designações. Já com a segunda parte (legal, André Dias Pereira), não precisei desse exercício, pois os temas legais são-me muito mais estranhos. O que senti foi que passei a conhecer muito mais o panorama legal mundial, europeu e nacional, o que me interessou muitíssimo, mas que houve uma parte considerável de informação que não me foi possível absorver, porque são muitos os acordos, decretos e afins nomeados.
    Porque a revolução genómica está aqui, a acontecer neste preciso momento, e porque a nossa identidade é o nosso bem mais precioso, recomendo este livro a todos aqueles que queiram conhecer melhor o que se passa no mundo e de que forma os seus direitos e a sua liberdade podem ser postas em causa como consequência dos avanços não regulados da ciência.

(Veja aqui os testemunhos dos autores:)

***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)