José Saramago, Azinhaga


    Nos últimos tempos tenho-me deslocado com alguma regularidade a Azinhaga, terra onde nasceu José Saramago.
    Em maio de 2009 foi lá inaugurada a estátua de José Saramago. A estátua em bronze, criada pelo escultor Armando Ferreira "representa José Saramago em tamanho real sentado a um banco também em bronze", no Largo da Praça. 
    No livro que tem nas mãos estão escritas as palavras que são o princípio de um texto seu sobre a Azinhaga - “A aldeia chama-se Azinhaga…”.

    Segundo li em artigos então publicados, o grupo de leitores Mais Saramago propôs à Junta de Freguesia fazer uma estátua na Azinhaga, mas o então presidente, Vítor Guia, tinha a convicção de que o autor seria contra. Ao apresentar-lhe a ideia, em Lanzarote, Saramago terá respondido: “Quando eu morrer façam as estátuas que quiserem para os pombos me cagarem em cima”. Perante a insistência, aceitou e na inauguração disse que esperava um dia voltar e ver umas pessoas ali sentadas a ler ou a tirar fotografias.

    Nas vezes que lá fui nunca encontrei a estátua suja, mas também não encontrei pessoas sentadas a ler. Ontem, apesar da chuva que teimava em cair,  encontrei a estátua dele rodeada de turistas que tiravam fotografias revezando-se à sua volta.

Comentários

  1. Desde que não seja da Pilar... A estatua mostrou outro artista, que o fez, com as suas expressões... mas dele ninguém fala... chega a ser ironico até!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)