Os Reinos do Norte, Philip Pullman (Presença)

    Já passaram uns bons anos desde que o meu irmão me estendeu este livro e me disse «Lê. Vais gostar.». E apesar de ele nunca ter lido nenhum dos livros que eu lhe apresentei com a mesma frase, a verdade é que gostei - deste e dos dois que se lhe seguiram.
    Há uns anos, foi feita uma adaptação para o cinema que deixou muitíssimo a desejar (tanto que os outros dois livros da trilogia não chegaram a ser adaptados); agora, foi anunciada uma série, pela mão da HBO e da BBC. Decidi que estava na altura de reler - e, pelo caminho, batizei a minha gata com uma versão «aportuguesada» do nome da protagonista: Lira.
    
    Na trilogia, Lyra Belacqua é uma jovem de 12 anos que vive num colégio de eruditos, que a acolheram aquando da morte dos pais. 

    «Ela era uma pequena selvagem, a maior parte do tempo. Mas sempre tivera uma intuição obscura de que isto não constituía a totalidade do seu mundo; que uma parte da sua vida também pertencia à grandiosidade e ao ritual do Colégio Jordan e que, algures na sua existência, havia uma ligação com o alto mundo da política, representado por Lorde Asriel.»

    O seu parente mais próximo, Lorde Asriel, visita-a de quando em vez, e, dado o seu poder e conhecimento, as suas visitas não sempre bem vindas. É precisamente com uma dessas visitas que o livro começa: Lyra está com o seu génio, Pantalaimon, a vasculhar a sala do Mestre - sem autorização. Ao ouvir vozes, esconde-se e acaba por descobrir que o Mestre pretende envenenar o tio. Sem saber, acabou de se enredar num jogo de forças e questões teológicas fora da sua compreensão, mas no qual jogará como peça decisiva.

    «Lyra tem um papel a desempenhar nisto e é um papel fundamental. A ironia é que ela tem de cumprir a sua missão sem perceber sem perceber o que está a fazer. (...) Gostava de poder poupar-lhe uma viagem ao Norte. Acima de tudo, desejava ser capaz de lhe explicar isto

    Será verdade que outros mundos se escondem para lá da Aurora Boreal?
    Afinal, o que é o pó?
    E porque não param de desaparecer crianças?

    Deixamos aqui o trailer da série que começa na próxima semana, no HBO:


***


Comentários

  1. Olá Sofia :)
    Não conhecia nem os livros, nem a existência da nova série, mas parece ser muito interessante. Acho que vou dar uma olhada na série quando estrear. O problema é que são tantas séries para ver e livros para ler que a tarefa está cada vez mais difícil...
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
  2. Olá, Sónia! Apercebemo-nos agora que os comentários estavam a ficar bloqueados, pelo que desde já pedimos as nossas desculpas!

    Aproveito para perguntar se chegou a espreitar a série - em livro ou na TV - e o que achou.

    Por aqui, ao fim de dois episódios, desisti. Como diz o meu irmão, que é o principal fã, na família: «Para quê mudar uma coisa que está tão bem e funciona como está?»

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)