Romeu e Julieta, William Shakespeare (Planeta Agostini)

Estátua de William Shakespeare, no
túmulo de Julieta, Verona
(o livro era meu - não resisti!)
    Este verão fui conhecer Verona. Era um sonho de há muito e adorei cada momento e cada paisagem. É uma cidade linda, muito romântica, e que vale mesmo a pena conhecer.
   E porque viajo sempre acompanhada de livros, não pude deixar de levar comigo aquela que é a mais conhecida obra de William Shakespeare - Romeu e Julieta. Afinal, não é maravilhoso ler um livro estando no cenário em que a história decorre? Posso dizer que sim, é!
    Este é um livro que já tinha lido e que, ainda agora, ao reler, digo que adoro - não tanto pela história em si, mas pela escrita linda. Acredito que a ótima tradução ajude. 
    A trágica história de amor entre Julieta Capuleto e Romeu Montequio é sobejamente conhecida; poucos, porém terão lido a obra teatral que a universalizou. Menos ainda saberão que a obra não foi criada por Shakespeare, mas sim que o escritor e dramaturgo fez a sua própria adaptação de uma história já contada há muito tempo, cuja origem pode remontar a Itália ou a França - quanto a isto, existem diferentes versões.
    Terão Romeu e Julieta realmente existido? Crê-se que não; porém, acredita-se que a Casa de Julieta, hoje uma das maiores atrações de Verona, foi de facto a casa da família Capuleto, uma família abastada e ligada à farmácia. Ao contrário da Casa de Julieta, aberta ao público, a casa dita de Romeu é propriedade privada, e está discretamente assinalada. Também essa casa se pensa ter pertencido à família Montequio, que se sabe ter existido, e que estaria relacionada com a que veio a ser a mais influente família de Verona: os Scaligeri.
    Verdade ou ficção, o que importa é que a história acrescenta encanto a uma cidade já de si encantadora e cheia de história. E se pensam que não precisam de ler porque «toda a gente conhece a história», acreditem que estão a perder muito!
    
Homenagem a William Shakespeare, Verona.
Pode ler-se «Shakespeare e a sua musa» abaixo da figura central;
à direita, uma representação de Romeu e Julieta.
***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)