Abdulrazak Gurnah, Prémio Nobel da Literatura 2021

     Abdulrazak Gurnah, escritor tanzaniano, é o Prémio Nobel da Literatura 2021.


    Antes dele, o Prémio Nobel da Literatura foi atribuído a Wole Soyinka (1986) escritor nigeriano, seguido dois anos depois pelo escritor egípcio, Naguib Mahfuz, e mais tarde pelos autores sul-africanos Nadine Gordimer (1991) e J. M. Coetzee (2003).
   Nos últimos anos, tenho assistido ao anúncio do Prémio Nobel da Literatura com alguma perplexidade e sem ficar com vontade articular de conhecer a obra dos laureados. Neste caso aconteceu o contrário. Não conheço Abdulrazak Gurnah. Sei que tem apenas uma obra publicada entre nós e que se encontra esgotada. Espero que com a atribuição do Prémio, mais livros sejam traduzidos e publicados entre nós.
       Só fica a vontade de ver um dia o Prémio Nobel da Literatura ser atribuído a um escritor africano de língua portuguesa.
De acordo com o blogletras.com, Abdulrazak Gurnah é o quinto escritor do continente africano a ganhar o Prémio Nobel da Literatura desde a sua criação em 1901. Abdulrazak Gurnah, tanzaniano, nasceu em 1948 em Zanzibar, no Oceano Índico, e no final dos anos 60 chegou a Inglaterra como refugiado. Deste Autor, em Portugal, foi publicado pela Difel o livro Junto ao Mar.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)