Não é só sangue - uma conversa sobre o ciclo menstrual, Patrícia Lemos (Influência, Editora 20|20)
Soube bem redescobrir alguns conhecimentos e adquirir mais uns tantos com esta leitura. O livro está bem escrito, é eloquente e informativo.
Devo, porém, confessar que o tom adotado em certas passagens, particularmente nas mais iniciais, não me agradou. Achei diversos momentos agressivos, em prol do «combate à desinformação», e entendo que essa agressividade é desnecessária e que a ênfase pretendida poderia ter sido conseguida de outra forma.
«Este não pode continuar a ser um assunto de mulheres. Este já não é um assunto só de mulheres.»
Concordo com a autora quanto à necessidade de quebrar tabus, valorizo muito o trabalho que tem desenvolvido para combater a a iliteracia do corpo, e foi refrescante ler um livro dedicado a isso mesmo - que recomendo! Não sendo um documento científico («Este livro é uma proposta de reflexão coletiva. Não é bem para se concordar ou discordar; é para debater, para questionar; é um livro para fazermos caminho.»), leva-nos ainda assim a pesquisar mais sobre determinados assuntos - e creio, por isso, que a Patrícia Lemos pode sentir o orgulho de uma missão cumprida.
***
Comentários
Enviar um comentário