Insensato - Café-livraria, Tomar

Significado de Insensato - adjetivo - Que não possui bom senso; contrário à razão: sujeito insensato. Que demonstra insensatez, imprudência; imprudente: comportamento insensato.

    Dizem que foi este o nome escolhido porque todos lhes diziam que era insensato abrir uma livraria, mesmo antes da pandemia, pior ainda durante a pandemia. Uma decisão insensata, contrária à razão, que revela imprudência, diz a definição. Ou talvez fosse apenas insensata a abertura de uma livraria que o café tornou prudente. Ou terão sido os livros que tornaram prudentes o café, os bolos, os pratos simples que podemos saborear ao lado das estantes coloridas, dos quadros e das plantas?

    Quase no centro de Tomar, entre o Jardim do Mouchão e a Praça da República, situa-se o Insensato, que se estende numa pequena esplanada no passeio sobranceiro.

    No interior as estantes cheias de livros forram uma parede. Os livros, novos ou usados, parecem escolhidos cuidadosamente. Logo à entrada, numa pequena mesa está um livro acabado de ler e uma recensão sobre o mesmo, com o título: Lemos e gostámos. Mais à frente, está uma seleção de livros sul americanos e o pretexto é a ementa dedicada à comida mexicana. Cheira a papel e a café. Está-se bem ali.

    Insensato poderia ser o nome perfeito para este café-livraria, não fosse a sua abertura revelar-se, afinal, uma decisão absolutamente sensata.



Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Desafio 100 livros BBC

A Promessa, Damon Galgut (Relógio d'Água)