Vidas Entrelaçadas, de Linda Grant

    De título original The Clothes on Their Back (perto de As roupas vestem) conta-nos a história da família Kovacs, contada pelo tio Sandór e escrita e explorada pela sua sobrinha Vivien. Não concordo com a tradução do título para português porque não faz jus ao enredo. O título original baseia-se em pequenas referências ao longo do romance de como as roupas que vestimos nos podem definir uma diferente pele, quer estejamos a falar de roupas, no seu sentido literal, ou simplesmente da imagem que procuramos adoptar. Temos acesso a um rol de personagens muito bem exploradas, não sendo uma exploração exaustiva e permitindo-nos criar as nossas próprias conclusões acerca dos seus papéis e estilos de vida. Mais concretamente, para mim, este livro retrata as escolhas, tão diferentes, mesmo para pessoas em circunstâncias semelhantes, que vamos fazendo ao longo da nossa vida, sobretudo quando em situações de afrontas directas à sobrevivência. A diferença abissal do modo de vida escolhido pelos irmãos Ervin e Sandór Kovacs, quando estala a segunda guerra mundial e começam as perseguições aos judeus, é o pano de fundo deste romance e a causa de uma rotura familiar sem retorno possível.

    Tenho de admitir que fiquei surpreendida com este livro. Não sendo o género de escrita que me prende a respiração, por algum motivo fiquei presa a este livro e gostei muito de o ler.

Comentários

  1. Tou um bocado cansado, podes lê-lo para mim?

    Deito a minha cabeça no teu colo...
    Espera! Deixa-me fechar os olhos.
    Podes começar...

    ResponderEliminar
  2. Fui fazer uma breve e insignificante pesquisa a respeito do meu sobrenome e me deparei em primeiro com o seu blog, resenhando este livro que nem sabia existir.
    Muito obrigada pela resenha! Vou procurar pelo livro, pois, mesmo que haja muita ficção, algo de verídico também deve haver ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)