Maria Stuart, Stefan Zweig (Aletheia Editores)
O Diogo acerta sempre nos livros que me oferece. Não sei se optou por este pelo autor ou pela biografada, mas qualquer que tenha sido o motivo, acertou pois adorei lê-lo. Conhecia mal a vida de Maria Stuart e o pouco que conhecia era a relação com Isabel e a sua trágica morte. O livro dá uma
dimensão a Maria Stuart que não nos deixa indiferentes. Aliás, o livro
transmite a sensação que Stefan Zweig desenvolveu uma forte empatia com a
biografada e, no confronto que esta manteve com Isabel, uma clara opção pela figura
derrotada, inevitavelmente trágica mas que a história tem relegado para um
plano secundário. Várias passagens nos dão esta perspetiva:
A vitória de Isabel
foi o triunfo da vontade da História, que caminha sempre em frente, que atira
para trás de si, como cascas vazias, as formas fora de moda e tenta criar
outras sempre novas. A vida de Isabel personifica a energia duma nação que quer
conquistar um lugar no Universo; o fim de Maria Stuart é a morte heróica e
sublime duma época cavalheiresca. Mas, neste combate, cada uma delas realiza
perfeitamente o seu ideal: Isabel, a realista, vence no domínio da História;
Maria Stuart, a romântica, no da poesia e da lenda.
(...)
É apreciar falsamente os
acontecimentos históricos, julgá-los no ponto de vista cómodo da posteridade,
que vê apenas os resultados. É muito fácil chamar louco a um vencido, sob
pretexto de que ele se empenhou numa luta perigosa.
De facto, a vida
de Maria Stuart tem todos os ingredientes para se tornar uma lenda, a dignidade
com que encara a morte, mas também em vida, quando cavalga à cabeça do
exército e persegue até à fronteira aqueles que a tinham traído, quando se apaixona, quando escreve poesia ou cartas de
amor, que são encontradas guardadas num guarda jóias e depois lidas
no julgamento. Mas a guerra permanente entre estas duas mulheres não é uma mera
animosidade, é de facto uma luta pelo poder e assente na luta entre as duas
igrejas e o autor não ignora também essa perspetiva.
Durante a leitura, em várias passagens do livro, pensei que era o melhor romance histórico que tinha lido.
Stefan Zweig é exímio na junção de factos e documentos históricos, preenchendo os espaços em branco, arriscando nalguns casos e assumindo o risco (O
escritor honesto precisa, pois, de pesar as provas apresentadas num e noutro
sentido. Mas a sua decisão só pode ser pessoal, individual, porque a prova
absoluta, científica e jurídica, a apresentação dos originais, não é já
possível e o valor daqueles documentos não pode ser afirmado ou negado, senão
fazendo intervir a lógica e a psicologia.)
Lamento apenas que, a dada altura,
o autor tenha cedido à tentação de ridicularizar o conflito que opôs estas
mulheres e que, na época, foi tão comum entre homens, referindo que Apesar
da sua extraordinária envergadura, essas duas mulheres ficam sempre mulheres,
não podendo vencer as fraquezas do sexo; o ódio que partilham, em vez de ser
franco, é torvo e pérfido. (...) é uma batalha de artimanhas, de gatas que se
arranham com as unhas escondidas, num jogo de traição e astúcia.
A
história que ele depois desenvolve desmente-o.
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