O Gabinete de Charles Dickens em Deventer, Países Baixos

    Nas minhas primeiras férias deste ano fui passar uma semana aos Países Baixos, local que nunca tinha visitado e que me encantou, com todas as suas paisagens rurais, os canais espalhados por todo o lado, o verde sempre presente e as casinhas baixas e coerentes, por onde quer que passássemos.
    No primeiro dia, a visita foi a Deventer, uma cidadezinha que o N. descobriu por acaso enquanto explorava o que poderíamos fazer durante a viagem. Para quem não sabe - eu não sabia - é em Deventer que acontece, no primeiro domingo de agosto, a maior feira do livro europeia, além do Festival de Charles Dickens, em dezembro. Este festival foi iniciado em 1991 por Emmy Bow, leitora deliciada de Dickens, e foi a partir daí e de alguns livros e peças que tinha em sua posse que começou uma enorme coleção votada ao escritor que, atualmente, pode ser visitada no Charles Dickens Kabinet.
  Foi com curiosidade que incluí esta cidade e, particularmente, o Gabinete, no nosso itinerário - afinal, quem imaginaria encontrar tantas referências a Dickens nos Países Baixos? Aproveitei também o pretexto para, cerca de um mês antes da viagem iniciar a leitura de um livro de Charles Dickens, escritor que ainda não havia lido, apesar de estar familiarizada com grande parte dos seus romances. Para iniciar essa viagem, optei por Grandes Esperanças. E, conquanto o romance esteja maravilhosamente escrito, há qualquer coisa que não me faz querer perder-me na leitura. Lia umas páginas e depois chegava. Quis o meu subconsciente (será?) fazer-me esquecer o livro em casa de uma amiga, na semana passada e, assim, conseguir finalmente coragem para o abandonar. Tenho de confessar que subscrevo as palavras da minha mãe, na sua publicação de O Amigo Comum: «invoco o meu direito de não acabar um livro e vou parar de o ler. Admito que um dia volte a pegar nele, até porque reconheço a qualidade da escrita».
    Ainda assim, foi francamente divertido encontrar uma representação de Miss Havisham, neste cantinho dedidado a Dickens, em Deventer:

Representação cénica da descrição do quarto e vestes de Miss Havisham, personagem
do livro Grandes Esperanças, de Charles Dickens.
    A visita inicia-se no piso térreo, onde vemos vitrinas dedicadas a cada romance do escritor, com os próprios romances, peças de decoração, loiça e outros itens dedicados ao tema, além de inúmeras edições diferentes. A maior e mais impressionante de todas é a coleção de perto de 400 edições de Um Conto de Natal


Vitrina dedicada a Um Conto de Natal, de Charles Dickens,
contando com cerca de 400 edições diferentes do romance
    No piso superior são guardadas as vestes e acessórios que podem ser alugados para o Festival de Dickens, em Dezembro.
    A visita termina numa biblioteca onde podemos sentar-nos e folhear edições lindíssimas dos romances de Dickens - que não me impedi de aproveitar!

Na biblioteca do CHarles Dickens Kabinet, Deventer, podemos
sentar-nos a folhear diversas ediçóes das suas obras.

    É uma visita rápida, e falar com Emmy Bow é estranhamente fascinante, porque todo o seu semblante transparece adoração por aquela coleção. Para os amantes do escritor, aconselho vivamente a paragem.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)