Trilogia Thomas Cromwell, Hilary Mantel

    Escreveu-nos uma querida amiga acerca de uma trilogia que há muito (demasiado) aguarda a nossa leitura: a trilogia de Hilary Mantel, duplamente vencedora do Man Booker Prize. Composta pelos romances Wolf Hall (sem tradução para português), Bring Up the Bodies (O Livro Negro) e The Mirror and the Light (O Espelho e a Luz), trata-se de uma trilogia de romances históricos, centrados em Thomas Cromwell, aquele que veio a ser o principal conselheiro de Henrique VIII, durante o seu reinado.

      É isto que a Lucinda tem a dizer, após concluir a leitura:

    Acabei de ler a trilogia Wolf Hall, da Hillary Mantel, gostei muitíssimo e aprendi muitíssimo também [...]. Como bem dizes, Ana, escrever uma recensão não é tarefa fácil. Que te dizer da trilogia? Que a autora nos faz vibrar com pessoas que viveram há quinhentos anos, cujas alegrias, aflições, ambições e desalentos se tornam palpáveis para o leitor. O narrador é, praticamente sempre, Thomas Cromwell, figura que a história apresenta como cruel e despótico e que ela reabilita, fazendo-nos penetrar nos pensamentos de um homem viajado, de espírito moderno e que, vindo de origens humilíssimas, se eleva ao cargo mais importante da corte. Acabando por ser condenado à morte por traição e executado. Mesmo sabendo de antemão o fim da história, o suspense existe em permanência. 

    E, se não bastava esta parte da história da Inglaterra ter um absoluto fascínio para mim (desconheço o porquê), que mais se pode pedir de um (três!) romance histórico?

***

Quero ler!

Wolf Hall - EN | PT
   

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)