Aimez-vous Brahms.., Françoise Sagan (Le Livre de Poche)

     Há um cheiro característico dos livros novos e dos livros velhos. Não são cheiros iguais os de uns e de outros, mas só nessas épocas da vida é que os livros rescendem. O cheiro dos livros velhos acompanha as folhas amarelecidas, a pose arqueada e a capa fraturada ou mesmo rasgada nas pontas.

    Gosto de ler livros velhos, com capas cuidadas, como a deste romance Aimez-vous Brahms..Gosto de pensar em quem o leu antes de mim. Veio da casa dos meus sogros e passou um período no congelador, embrulhado em sacos de plástico. Foi esta a receita que me foi indicada para eliminar traças dos livros, por isso, durante semanas, em vez de comida tivemos livros no congelador.

    Aimez-vous Brahms? é a pergunta que um homem jovem, Simon, faz a Paule, uma mulher mais velha que ele e envolvida numa relação insatisfatória com Roger. Um triângulo amoroso ou um retângulo amoroso, porque Roger mantém também ele uma relação com uma jovem mulher. 

    Mas essa pergunta leva Paule a pensar em tudo o que tinha esquecido, todas as questões que tinha deliberadamente evitado. «Amaria ainda outra coisa para além dela própria e da sua existência?»

     Paule divide-se entre os dois homens, um que lhe é completamente dedicado, manifestando a sua paixão de forma quase obsessiva, e o outro, mais velho, com quem mantém um relacionamento há anos, mas que a engana repetidamente, deixando-a com frequência só. Paule termina por escolher ficar com Roger por quem continua apaixonada, embora ele não esteja disposto a alterar o seu comportamento. Se a questão da escolha de uma ou outra relação se mantém atual, bem como o preconceito associado à relação de uma mulher com um homem mais jovem, há partes do romance que evidenciam a passagem do tempo, como a referência ao trabalho das mulheres, quando Paule explica que «mergulhou no mundo complicado e tão dificil, humilhante, das profissões femininas.» 

    Há também um tom desolador, resignado, quanto ao direito das mulheres a partir de uma certa idade procurarem a felicidade, do direito a serem felizes. Paule não procurava encontrar a felicidade, mas apenas guardar o que tinha, uma profissão e um homem, embora com trinta e nove anos não estivesse segura de nenhum.

    Descobri entretanto - mas ainda não tive oportunidade de ver- que Aimez-vous Brahms foi adaptado ao cinema, com realização de Anatole Litvak, e interpretação de Ingrid Bergman, Yves Montand e Anthony Perkins. O título original do filme é Goodbye Again.   

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)