A Eterna Demanda, Pearl S. Buck (Elsinore)

    "A Eterna Demanda" é-nos dado a conhecer como o último trabalho de Pearl S. Buck, ainda incabado, cujo manuscrito foi descoberto, e recuperado, em 2012 pela família da autora. O prefácio, que é escrito pelo filho Edgar Walsh - um dos vários filhos que Pearl Buck e segundo marido, o seu editor Richard Walsh, adotaram -, guia-nos um pouco sobre a vida da autora e, sobretudo, os seus conturbados últimos anos de vida. Gostei muito de a conhecer melhor através deste prefácio.
    Edgar Walsh apresenta-nos o trabalho da mãe como "um trabalho imperfeito", referindo que a mãe "era uma perfecionista, e este livro está longe de ser perfeito. Não deixou instruções sobre o aspeto que o romance deveria ter na sua forma final". Mais refere que "todavia, para os seus leitores passados e atuais, esta obra, representa uma oportunidade única de conhecê-la realmente e de compreender os seus sentimentos e convicções".
    Foi exatamente isso que senti. Claro que, em parte, posso ter sido levada a sentir isso por causa da leitura desta nota introdutória, mas penso que é bastante clara para o leitor a perceção que Rann, ainda que um jovem rapaz, é uma projeção para o papel da própria autora, da sua incansável busca (eterna demanda) pelo seu papel no mundo e a sua insaciável  sede de conhecimento. Rann é, em grande parte - e penso não ser abusivo da minha parte afirmá-lo - a personificação do mundo interior da autora que lhe deu vida, dos seus anseios das suas preocupações, da sua visão do mundo.
    Tenho a sensação de que a vida me ensinou demasiado, até agora, e me tornou mais sábio do que eu devia ser ou desejaria ser. (...) Fica-se com medo de tanta sabedoria. Aceitar cada dia como uma página solta, para ser lida com cuidado, saboreando cada pormenor, isso para mim é o melhor, creio (...) e tenho a certeza de que me aproximarei do fim da vida com a mesma curiosidade que me importunou até agora, por todas as coisas. Talvez um dia eu olhe para trás, para essa vida inteira, como se fosse apenas uma página de toda a minha existência, e se o fizer tenho a certeza de que será com a mesma sede de saber mais... com o claro conhecimento de que há verdades cujas razões não podemos saber. Talvez esse seja o desígnio de tudo... a eterna demanda.
    A junção dos mesmos americanos e chinês é assinatura de marca da autora e está novamente bem presente neste romance:
    - Eu sou sempre direta. Acho que é a minha costela americana.
    - És muito ais americana do que julgas. Há um mundo de diferença entre tu e o teu pai.
    - Eu sei... por vezes bem demais! Mas ele não sabe.
    - Isso é por ele ser totalmente chinês.
    É, no entanto, um romance triste, que foca a fugacidade da vida, a procura incessante do nosso papel neste mundo, e temas como como a homossexualidade e a marginalização das minorias, por vezes auto-infligida. A autora tenta terminar com uma nota mais positiva, e gostei disso; no entanto, sinto o mesmo que o filho: "senti que, se ela tivesse vivido mais tempo, teria alterado algumas partes e prolongado ou alterado o final".
    De facto não foi um livro que tenha adorado, muito por sentir sempre a falta de... qualquer coisa! No fundo, existe todo um desfiar de pensamentos que carece de um fio condutor mais elaborado entre eles. Tinha bastante potencial para ser mais desenvolvido.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)