Os Impetuosos, Luísa Beltrão (Editorial Presença)

    Acabei de ler o segundo volume da tetralogia de Luísa Beltrão, Os Impetuosos, depois do primeiro, Os Pioneiros. Ambos seguem a mesma estrutura: a Autora, recorre à memória da Tia Graça, quase centenária e, a partir das personagens que ela descreve e que existiram, cria as personagens cujas vidas nos vai relatando. Neste segundo volume chegamos ao século XX, um tempo mais próximo do nosso e, como nos diz Luísa Beltrão na Nota Prévia “muita gente há que ainda o viveu”, por isso convocar a memória, inventar factos e cruzar personagens torna-se mais difícil.
    Apesar de Os Impetuosos – como Os Pioneiros – apresentar uma árvore genealógica da família, a dada altura torna-se difícil percebermos ou recordarmos as ligações existentes entre as várias personagens, mas nem por isso deixa de ser interessante. Neste volume, são contadas as vidas dos filhos de Ana de Jesus, casada em primeiras núpcias com Manuel Joaquim e, depois de enviuvar, com o Conde de Aguim. Os filhos, cinco do primeiro casamento e um do segundo, nascidos entre 1859 e 1871, assistem ao final da monarquia, à mudança de século, à implantação da República e à I Guerra Mundial.
    Como recorda a Tia Graça, «Acabava o século e lembro-me de ouvir contar que muita gente temia a aproximação do fim do mundo, com catástrofes e terríveis desgraças. Eu era creança e não entendia, mas hoje que sou velha, penso que, de certo modo, foi o fim de um mundo e o princípio de outro completamente diferente
    Aos filhos seguem-se os netos, 7, um dos quais já nascido no século XX. Curiosamente, não é a Autora que invoca as personagens históricas, elas são mencionadas pela Tia Graça que enquadra cada personagem na época. Alias muitas das memórias dela começam pelo enquadramento histórico: «Depois da morte do Sidónio Paes houve muitas revoluções, entre as quais a de Monsanto, mal dirigida pelo Ayres de Ornelas e onde foi ferido e preso meu irmão Joaquim.» E é neste entrelaçamento que reside o interesse desta tetralogia cuja leitura irei prosseguir.


***

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)