Língua mátria, contos inéditos de autores de língua portuguesa (The book company)

   Entre os dias 21 e 29 de setembro realizou-se no Templo da Poesia o festival  Língua Mátria que contou diversas atividades, incluindo sessões com vários autores portugueses e exposições. No âmbito do festival foi editado este pequeno livro de contos que decidi comprar porque é uma maneira de conhecer os diversos autores de língua portuguesa que nele participaram:
- David Capelenguela e Ngonguita Diogo, Angola; João Tordo, Teolinda Gersão e Patrícia Reis, Portugal; Luís Cardoso, Timor-Leste; Luís Carlos Patraquim, Mia Couto, Moçambique; Milton Hatoum, Brasil; Olinda Beja, São Tomé e Príncipe; Vera Duarte, Cabo Verde; e Waldir Araújo, Guiné-Bissaau.
    Como em todas as colectâneas de diversos autores, os contos são muito distintos. Primeira surpresa, apesar de na contracapa se referir que Língua Mátria espelhar vários lugares e imaginários da lusofonia, o conto de João Tordo passa-se no Uruguai e o da Teolinda Gersão num lugar não identificado, mas remetendo-nos para um país nórdico. Isto não retira qualidade a qualquer dos contos, mas não deixa de surpreender. Parecendo ir de encontro ao proposto, os contos de Luís Cardoso e Vera Duarte decorrem entre dois países de língua portuguesa, numa continuidade conferida pela língua e pela história. A segunda surpresa tem a ver com a qualidade de alguns contos de autores de que nunca tinha ouvido falar, como Waldir Araújo, de que há apenas um livro publicado entre nós (Admirável Diamante Bruto e outros Contos, já de 2008), Patrícia Reis, Olinda Beja, Milton Hatoum ou Luís Carlos Patraquim.
    E depois há o prazer de saborear pequenos contos, com histórias muito diversas, evidenciando que apesar da língua e parte de história partilhadas, a experiência e o património de cada um - de cada país - são completamente distintos e a soma de todos, aqui evidente, é de uma enorme riqueza.

Comentários

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)