Livros lidos em 2018

    Os livros que lemos e comentámos em 2018 não foram publicados em 2018, salvo duas exceções, A Mulher de Cabelo Ruivo de Orhan Pamuk e O Fiel Defunto de Germano de Almeida.
    Não esperamos que os livros tenham sido escritos há mais de 100 anos para os ler, como dizia Jorge Luís Borges, mas preferimos deixar a poeira assentar antes de ler um livro acabado de editar ou procurar nas prateleiras livros velhos ali pousados à espera de serem lidos ou mesmo relidos. Alguns dos livros que comentámos tinham, de facto, mais de 100 anos, como a Anna Karénina de Lev Tolstoi, Dorian Gray de Oscar Wilde ou O Último Dia de um Condenado, de Victor Hugo. Qualquer um deles é um excelente argumento a favor da leitura de livros velhos, amarelecidos pelo tempo. Continuarão a ser lidos mesmo daqui a 100 anos.
    Entre os livros lidos em 2018, 7 foram de autores portugueses e 4 de autores de língua portuguesa. Alguns destes livros, apesar do tempo decorrido desde a sua edição, foram uma surpresa refrescante, como as Crónicas da Maria Judite Carvalho, os Textos de guerrilha do Luiz Pacheco e a Orgia dos Loucos de Ungulani Ba Ka Khosa.
    Os livros franceses também tiveram um lugar destacado, sendo que a leitura de alguns deles merece menção especial, como é o caso de A ordem do dia de Eric Vuillard, À Espera de Bojangles de Olivier Bourdeaut ou ainda Babilónia de Yasmina Reza.
     Se tivéssemos que eleger os melhores livros que lemos em 2018, embora reconhecendo a dificuldade da escolha, indicaríamos os livros À Espera de Bojangles e A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata  de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows. Já os livros cujas recensões foram mais lidas foram Babilónia, Sociedade dividida de Raphael Lima e A Boneca de Kokoscka de Afonso Cruz.
    Podíamos ainda falar de muitos outros livros lidos em 2018, de outros autores, nacionalidades, latitudes, mas  o melhor mesmo é continuarmos a ler e a encontrarmo-nos aqui, em 2019.

Comentários

  1. Seria interessante ter mencionado, por ordem de "gostação" os livros lidos em 2018.
    Quantos foram?

    ResponderEliminar
  2. Teria sido talvez interessante ter publicado a lista dos livros que leu em 2018, classificando-os, por exemplo, de 1 a 10.
    Excelente este blogue que acompanho praticamente desde o início.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos

O Sétimo Juramento, Paulina Chiziane (Sociedade Editorial Ndjira)

Niketche, Paulina Chiziane (Caminho)

Os Bem-Aventurados, Luísa Beltrão (Editorial Presença)